IMAGENS-CURSO

Postado em 7 de agosto de 2015 Por Em Destaque, noticias, Notícias E 1370 Views

Fetessesc oferece capacitação em oratória para diretores sindicais do Estado

Falar em público ficou mais fácil para os 20 integrantes do curso de oratória oferecido entre os dias 5 e 6 de agosto pela Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde em Santa Catarina (FETESSESC). Ministrado pelo educador Dimas Pincinato Alves, da Aegis, a capacitação reuniu no Resort Champanhart, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, lideranças sindicais de Chapecó, Criciúma, Caçador, Curitibanos, Itajaí e Tubarão.

O foco do curso era melhorar a capacidade de comunicação, tanto com a categoria, quanto nas negociações com os patrões por melhores condições para o trabalhador. O professor Dimas, que tem mais de 18 anos de experiência na área, elogiou a turma. “São mais dedicados que o normal. Não vi ninguém disperso. Todos com vontade de melhorar”, disse Alves.

O educador explica que para falar bem basta prestar atenção em si mesmo e se preparar para cada situação. “De maneira geral, os alunos geralmente tem problemas de postura e não têm técnicas para equacionar o nervosismo. Daí surgem os terríveis brancos na fala, ou movimentos desproporcionais, a fala sem ritmo, o suor. Outra característica que encontramos bastante na fala são os vícios de linguagem, como o “né?”. É preciso ter controle da fala, colocar mais pausas e dar ênfase quando for o caso”, explicou.

O especialista dá dicas de treinos para quem quiser melhorar no discurso. “Ter atenção à postura é importante. Vale praticar diante de um espelho ou fazendo filmagens. Para a fala eu indicaria a leitura em voz alta, principalmente de poemas. E, na sequência, treinar os movimentos, a respiração e as pausas”, concluiu.

Para o presidente da Fetessesc, Cleber Ricardo Cândido da Silva, o curso vai dar mais estrutura para que a mensagem chegue mais clara ao trabalhador e nas negociações. “O discurso é de extrema importância para agentes políticos. Temos que convencer, seja em assembleia ou em convenções sindicais. O curso, portanto, é um ganho para nós diretores para evoluirmos neste sentido”, enalteceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *