CONFERENCIA

Postado em 7 de outubro de 2015 Por Em 30h, Notícias E 1136 Views

Diretoria da Fetessesc defende as 30 horas na 7ª Conferência Estadual de Saúde

Os dirigentes da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina, Carlos Antônio Borges da Rosa e Fábio Ramos Nunes estiveram presentes na 7ª Conferência de Saúde de Santa Catarina, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde entre os dias 23, 24 e 25 de setembro, no CentroSul, em Florianópolis.

Entre as propostas defendidas pelos diretores estavam a camapa Saúde+10, revisão da tabela do SUS e valorização do trabalhador da saúde, como a regulamentação das 30 horas. Ao final, Fábio Ramos Nunes foi escolhido entre os delegados que irão representar Santa Catarina na Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, entre os dias 1 e 4 de dezembro. A diretora do Sitessch de Chapecó, Marinês Spie, ficou como delegada suplente.

Carlos e Fábio fizeram observações sobre a organização do evento, que mudou o local de Lages para Florianópolis no último momento. Outra crítica foi sobre o encaminhamento das propostas, em que os municípios enviaram sem um filtragem mais criteriosa (20 municípios não encaminharam propostas) e a falta de tempo para avaliar e debater os temas.

“O movimento social precisa acompanhar mais de perto o trabalho do Conselho Estadual, realizar pré-conferência ou conferência popular, caso contrário será engolido pela burocracia e pela falta de responsabilidade política das entidades e da SES em relação ao SUS”, disse Carlos.

“A nova dinâmica engessou muito o congresso. Eram mais de 11 mil propostas do estado. Outro ponto que nós criticamos o governo é que não houve preocupação em implementar boa parte dos encaminhamentos da conferência do ano passado”, avaliou Fábio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *