Diretores da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina estiveram em Tubarão na última sexta-feira, dia 18 de março, para acompanharem as negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Tubarão e Região (Sindsaúde) e o sindicato patronal.
O pedido da categoria era de 15,34 % de reajuste, acompanhando o INPC de 1º de novembro de 2014 até 29 de fevereiro de 2016, mais o aumento real de 3%. A proposta foi rejeitada pelos empresários, que encaminharam uma contra-proposta de apenas 70% do INPC do período, pagas em duas parcelas: abril e junho.
Colocada em votação em assembleia pela presidente Denise Matos Freitas, no dia 17, a proposta patronal foi unanimente rejeitada pelos trabalhadores da saúde presentes, que aprovaram o estado de greve até a conclusão das negociações. A Fetessesc e o Sindsaúde aguardam agora nova proposta patronal para que seja retomada as tratativas em busca de um acordo digno ao trabalhador.