capa dia mundia da saude

Postado em 7 de abril de 2017 Por Em Brasil, Destaque, noticias, Notícias E 767 Views

Dia Mundial da Saúde traz reflexão sobre a depressão; Doença é um dos principais motivos de afastamento do trabalho

De preparar o café da manhã de um paciente a coletar o sangue do mesmo. Todas as funções executadas por um trabalhador dentro de uma unidade de saúde resultam em uma atividade fim: cuidar do outro.  Mas este trabalhador está lembrando de cuidar de si mesmo? No seu cotidiano, o trabalhador da área da saúde é exposto a riscos químicos, contaminações biológicas, carga horária excessiva, e além disso convive diariamente com sofrimento, dor, doença e morte. De acordo com a pesquisa Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem esses são aspectos que podem levar um funcionário a ter depressão.

Este transtorno mental é o lema de campanha da Organização Mundial da Saúde, no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. O objetivo é combater a doença, falando dela. De acordo com nota publicada pelas Nações Unidas conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Estima-se que 350 milhões de pessoas no mundo, de todas as idades sofrem com esse transtorno.

No mundo do trabalho, a cobrança intensa por resultados, o mal relacionamento com colegas e superiores podem aumentar o nível de estresse dos trabalhadores. De acordo com o Ministério da Previdência Social, somente nos sete primeiros meses de  2014, mais de 16 mil pessoas foram afastadas de seus empregos por causa da depressão no Brasil.

Veja, abaixo, os principais motivos de afastamento do trabalho nos sete primeiros meses de 2014:

ddd

Hoje, o dia Mundial da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) está mobilizando atos por todos o país para alertar os trabalhadores da saúde sobre a depressão desenvolvida no local de trabalho, e sobre os atuais ataques aos direitos dos trabalhadores: reforma da previdência e reforma trabalhista. Com o lema Mais direitos e menos depressão, o CNS promove atos nas seguintes cidades: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Lages, Balneário Camboriú, Tubarão. Confira os locais dos atos na sua cidade.

mais direitos

 As relações e condições de trabalho são, hoje, fatores que interferem diretamente na vida pessoal e profissional dos trabalhadores. Para a Fetessesc é necessário o combate às práticas que evidenciem violência psicológica, como humilhação, constrangimento e exposição do trabalhador. Dessa forma a entidade atua juntamente com os sindicatos parceiros com o objetivo de valorizar e proteger a saúde do trabalhador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *