capa3

Postado em 18 de setembro de 2017 Por Em Destaque, Formação, noticias, Notícias, Santa Catarina E 1077 Views

Fetessesc promove XXVI Encontro Estadual para dirigentes sindicais da área da saúde de Santa Catarina

130917_fetessesc_VS-35Com o objetivo de debater e compreender os impactos da Reforma Trabalhista, a Federação reuniu em Gravatal (SC), nos dias 13, 14 e 15 de setembro, cerca de 100 dirigentes sindicais da área da saúde que representam os municípios de Itajaí, Caçador, Concórdia, Criciúma, Chapecó, Tubarão, Joaçaba, Florianópolis e Blumenau e suas regiões. O evento ocorreu no Hotel internacional em Gravatal (SC).

A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Formação da CUT Santa Catarina, Cleverson de Oliveira, o Presidente da Fetessesc, Cleber Cândido, a diretora de Assuntos Culturais e Orientação Sindical da CNTS, Terezinha Perissionotto e o Presidente da Federação dos Empregado em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (FEESSERS) Milton Francisco Kempfer. 

A programação do evento contou com três palestras e uma atividade em grupo. Os palestrantes do evento foram: Dr. Prudente José Silveira Mello,  Dr. Milton Mendes e Dra. Zilmara Alencar. Para o presidente da Fetessesc, Cleber Cândido, o XXVI Encontro Estadual foi muito bem aproveitado pelos dirigentes sindicais. “As palestras e debates proporcionados aos dirigentes sindicais presentes no evento foram ricos em informações, e essenciais para a realização do trabalho em grupo que realizamos no último dia de evento, pois cada sindicato pode debater entre seus diretores novas formas de ação perante a vigência da Reforma Trabalhista”, explicou Cleber Cândido.  

fetessesc-11O Dr. Prudente José Silveira Mello, que ministrou a palestra Conjuntura Sindical e Impactos da Reforma, explicou em sua exposição de que forma a Reforma Trabalhista foi elaborada para desempoderar e invisibilizar a luta organizada dos trabalhadores, ou seja, o movimento sindical. De acordo com o palestrante é a hora do movimento sindical enfrentar os retrocessos da reforma. “Temos que usar todas as formas e forças para combater esses retrocessos”, disse Prudente Mello.

Para esclarecer o tema Negociado sobre o legislado, o Dr. Milton Mendes foi o convidado para ministrar a palestra. Para o palestrante a prevalência do negociado sobre o legislado vai retirar direitos dos trabalhadores. “O artigo 620 da CLT, modificado com a Reforma Trabalhista, abre precedentes para a retirada de direitos. Se antes a lei permitia que acordos coletivos valessem mais do que a lei nos casos de ampliação de direitos, com a modificação da lei não foi garantido que os acordos firmados á cima da lei sejam necessariamente mais benéficos para os trabalhadores”, explicou Milton Mendes.

fetessesc-3Durante a palestra Organização sindical Pós-Reforma Trabalhista, a Dra. Zilmara Alencar frisou a importância dos dirigentes sindicais assumirem como estratégia a reaproximação da base. “Temos que nos perguntar, como é que vamos defender aquele trabalhador que não nos reconhece como representante? E a forma que estamos nos comunicando com os trabalhadores está tendo efeito?”, indagou Zilmara Alencar durante sua palestra.

fetessesc-8

A atividade em grupo, realizada no dia 15 de setembro, promoveu um espaço de discussão entre cada diretoria de sindicato para a laboração de ações pós-reforma trabalhista. Os diretores da Fetessesc Jânio Silva, Carlos Borges, José Carlos dos Santos, e Valdeni da Silva auxiliaram cada grupo. “O trabalho da Federação foi de orientar os dirigentes sindicais e responder questionamentos, tentando trazer sempre os três pontos abordados nas palestras”, explicou Jânio Silva.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *