aedes-grande-Dengue

Postado em 22 de fevereiro de 2024 Por Em Destaque, noticias, Santa Catarina E 98 Views

Santa Catarina segue em estado de alerta com o aumento de casos de Dengue

Na tarde da última terça-feira, 20, o estado de Santa Catrina divulgou informe epidemiológico que apontou um aumento significativo de casos prováveis de Dengue no estado. O estado catarinense ultrapassou a marca de 17 mil possíveis casos da doença.

Os dados mostram um aumento de 650% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, já foram confirmados oito óbitos pela doença (Joinville (05), Araquari (01) e Itajaí (01) e Itapiranga (01)) sendo que outras duas mortes ainda seguem em investigação nos municípios de Araquari e Navegantes.

Este preocupante cenário epidemiológico já está afetando a carga de trabalho dos trabalhadores da saúde. A procura de atendimento em postos de saúde e hospitais é grande. O estado contabiliza que há 200 pessoas internadas para tratamento da dengue. A FETESSESC destaca a importância da prevenção da doença, para barrar o aumento de casos.
1 2 3 4 5 6 7 8
Prevenção

Em 21 de dezembro de 2023 a vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde. Porém a vacina está sendo aplicada somente em grupos prioritários.

O público-alvo, em 2024, serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

O controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue. Nesse sentido, além das ações realizada pelos agentes de saúde, a população deve fazer a sua parte:

  1. uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
  2. remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
  3. vedação dos reservatórios e caixas de água;
  4. desobstrução de calhas, lajes e ralos;
  5. participação na fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue executadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é a dengue?

A Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus. A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

Quando procurar um serviço de saúde
De acordo com o Ministério da Saúde o indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações: dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento.

No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. Esses sinais indicam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias, sendo assim caracterizados: dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico); hipotensão postural e/ou lipotímia; letargia e/ou irritabilidade; aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia) > 2cm; sangramento de mucosa; e aumento progressivo do hematócrito.

Fonte: Ministério da Saúde e Governo do Estado de Santa Catarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *