castanheira-e-jose-alvaro

Postado em 20 de novembro de 2014 Por Em noticias, Notícias E 1233 Views

Fetessesc participa da assembleia do Dieese que discutiu o planejamento de 2015

O futuro da política de reajuste do salário mínimo e as negociações do piso estadual de 2015 foram temas de discussões

Na tarde desta quarta-feira (19), os diretores da Fetessesc José Carlos dos Santos e Tatiane de Castro participaram da assembleia do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), no auditório da Fecesc (Federação dos Trabalhadores do Comércio do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis.

Estavam presentes várias lideranças dos sindicatos e das centrais de trabalhadores, que discutiram os objetivos estratégicos, as diretrizes de ação e as atividades previstas no plano de trabalho do Dieese para 2015.

A pauta da reunião foi a seguinte:

  • Discussão do planejamento anual de 2015 e previsão orçamentária;
  • Balanço das atividades de 2014;
  • Negociação dos pisos salariais para 2015;
  • Eleição de 1/3 dos membros da direção regional.

O debate abordou os desafios que se apresentam em relação à política de reajuste do salário mínimo, que está prevista para terminar no ano que vem. Segundo o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) apresentado pela equipe econômica do governo em agosto, o salário mínimo previsto para 2015 é de R$ 788,06, um aumento de 8,8% sobre o valor atual, de R$ 724 mensais.

Outro tema foi a importância do piso estadual para a ação sindical em Santa Catarina. O coordenador da direção sindical do DIEESE em SC, Ivo Castanheira, que é diretor da FECESC, relembrou que “o piso estadual serve de parâmetro nas negociações coletivas para mais de 500 sindicatos no Estado”. Por isso, é importante que as lideranças se dediquem em elaborar estratégias eficazes de negociação para o próximo ano.

| Escrito por Camila Rodrigues da Silva, da assessoria de comunicação da Fetessesc | Foto: Cristiane Gonçalves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *