capa

Postado em 4 de abril de 2018 Por Em Brasil, Destaque, noticias, Santa Catarina E 540 Views

Acidente de trabalho ocorre com maior frequência no setor saúde

Em 2017, pelo menos um trabalhador brasileiro morreu a cada quatro horas e meia vítima de acidente de trabalho. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho – MPT e pela Organização Internacional do Trabalho – OIT. Ainda de acordo com o levantamento, as notificações de acidente de trabalho foram mais frequentes no ramo hospitalar e de atenção à saúde, que representam 10% dos casos. Entre 2012 e 2017, a Previdência Social gastou mais de R$ 26,2 bilhões com o pagamento de auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, auxílios-acidente e pensões por morte de trabalhadores.

Considerados um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde – OMS, os acidentes de trabalho com exposição a fluidos biológicos podem transmitir mais de 20 patógenos diferentes, alguns deles causadores de doenças infecciosas como hepatites e HIV. Entre 2010 e 2015, o Ministério da Saúde registrou 439,4 mil acidentes de trabalho graves, 276,6 mil acidentes por exposição a fluidos biológicos e 30,5 mil intoxicações exógenas – exposição a substâncias químicas. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem representaram 65% dos casos, segundo o Ministério da Previdência Social.

Em Santa Catarina, o número de acidentes de trabalho em ambiente hospitalar está atrás somente de atividades de fundição de ferro e aço. Porém o ramo hospitalar não está nem entre os 10 setores com mais afastamentos no estado. A Fetessesc repudia as más condições que os trabalhadores enfrentam e alerta para a importância do trabalhador em saúde buscar informações sobre os seus direitos em caso de acidente de trabalho.

 

infografico1

Segundo o estudo, o país perde, anualmente, 4% do seu Produto Interno Bruto – PIB com gastos decorrentes de “práticas pobres em segurança do trabalho”. Segundo o procurador do Trabalho e co-coordenador do laboratório de gestão SmartLab, Luís Fabiano de Assis, no ano passado, estas perdas gerais à economia com acidentes de trabalho foram equivalentes a cerca de R$ 264 bilhões.

“Temos demonstrado que, em muitas áreas, estes acidentes ocorrem por descumprimento de normas de segurança e saúde por parte das próprias empresas. Tecnicamente, não poderiam sequer ser classificados como acidentes de trabalho, mas sim como acidentes que ocorrem por culpa das empresas”, denuncia o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury.

Confira os dados atualizados em tempo real do Observatório Digital da Saúde,clicando aqui. (Com CNTS, Repórter Sindical e Observatório Digital de Saúde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *