00EFD446-93B9-4D98-A19D-BC8B41E6C80D

Postado em 23 de setembro de 2019 Por Em Brasil, Destaque, noticias E 534 Views

Carta: Fetessesc repudia a redução em 40% dos repasses federais destinados a SC na área da saúde

A notícia da redução em 40% dos repasses para a área da saúde em Santa Catarina, prevista para o orçamento de 2020 do governo federal, indigna, mas não surpreende a FETESSESC, que desde 2016, quando foi aprovada a Emenda Constitucional 95 (PEC do Corte de Gastos), vem alertando a população catarinense sobre como essa Emenda assinada na época por Michel Temer iria refletir no orçamento da saúde e desmantelar o Sistema Único de Saúde – SUS.

Neste momento, o governo federal se nega a revogar a medida, que há muito tempo vem sendo alvo de protestos do movimento sindical, e executa a Emenda que congela os gastos públicos por 20 anos. Reduzindo assim em 40% o orçamento destinado a saúde no estado de Santa Catarina, e colocando em risco a manutenção do atendimento médico e hospitalar prestado à população.

A FETESSESC que conhece a situação dos hospitais catarinenses, muitos que oferecem pelo SUS atendimentos de alta complexidade, mas que também já sofrem com falta de materiais hospitalares, sabe que Santa Catarina não pode aceitar esta redução drástica e irresponsável para com a promoção de saúde dos catarinenses. Desta forma a Federação repudia a redução do orçamento em 40% referentes aos repasses federais destinados a Santa Catarina na área da saúde e espera que os deputados e senadores catarinenses também se manifestem pela não aprovação do orçamento proposto pelo governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *