9252-945x462

Postado em 21 de setembro de 2020 Por Em Coronavírus, Destaque, noticias, Santa Catarina E 668 Views

Pandemia em números: situação dos trabalhadores da saúde catarinenses

Os números crescentes de casos de coronavírus no Brasil também atingem os trabalhadores da saúde catarinenses. Atualmente são 2.795 casos da doença entre os profissionais da saúde do estado. 

86% dos casos de COVID-19 são entre mulheres  na Região Sul.

65% dos óbitos de COVID-19 são entre mulheres na Região Sul.

Das oito mortes de trabalhadores registradas, três são de homens e cinco de mulheres. Seis desses trabalhadores eram técnicos em enfermagem.

A Fetessesc e os sindicatos dos trabalhadores da saúde filiados vêm atuando com ações preventivas específicas para a garantia de segurança nos locais de trabalho. Desde o início da pandemia a entidade vem dialogando e negociando com o poder público e as empresas que administram instituições de saúde quanto a necessidade de promover capacitações, realizar contratações de profissionais, e distribuir de forma adequada os Equipamentos de Proteção Individual.

Uma campanha de valorização dos profissionais lançada ainda em março deste ano destacou a importância de reconhecer a luta histórica do movimento sindical da área da saúde para alcançar condições dignas de trabalho para a categoria. Entendendo que o fim das jornadas exaustivas e melhores salários são lutas que reconhecem e valorizam os trabalhadores da saúde.

Peça campanha 2

Em julho a Fetessesc lançou o memorial em homenagem aos trabalhadores da saúde catarinenses, que foram vítimas fatais da Covid-19. Para a Federação os números, apesar de expressivos, não mobilizam a empatia da população, visto o baixo índice de isolamento social no país. Desta forma o memorial procurou trazer informações da atuação profissional desses trabalhadores que atuaram na linha de frente ao combate da doença e foram vítimas fatais dela.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *