SITE FETESSESC

Postado em 2 de agosto de 2022 Por Em Sem categoria E 462 Views

MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO

A Direção da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviço Saúde do Estado de Santa Catarina (FETESSESC) vem somar-se com as demais entidades que se posicionaram na defesa da DEMOCRACIA frente à agressão feita pelo Presidente da República ao sistema eleitoral brasileiro.

O sistema eleitoral brasileiro, no que se refere ao sistema de votação por urna eletrônica, é instrumento fundamental e garantidor da transparência necessária para a concretização da democracia no Brasil. Ainda que possa merecer algum tipo de aperfeiçoamento, mas não pode servir para legitimar discurso ameaçador da continuidade democrática.  

Até hoje o sistema eleitoral brasileiro sempre garantiu a eleição de candidatos das mais diferentes formações filosóficas sem gerar qualquer tipo de desconfiança. A urna eletrônica é um dos instrumentos fundamentais para garantir com agilidade e transparência o processo de definição dos candidatos eleitos.

O Presidente da Nação tem a obrigação constitucional de zelar pela independência e harmonia entre os Três Poderes da União. Qualquer atitude que tenha o condão de ameaçar o contrato estabelecido pela CF/88 é um atentado contra a Democracia. Neste sentido, repudiamos com veemência, todas as manifestações ameaçadoras ao sistema eleitoral brasileiro.

Qualquer aceno que suscite o retorno a experiências autoritárias do passado, vai na contramão dos interesses da maioria do nosso povo brasileiro, especialmente os trabalhadores, onde a pauta golpista sempre é para a retirada de direitos.

 As ameaças de não realização de eleições ou da não aceitação de seus resultados, devem ser repudiadas com todo vigor, pois o discurso político que busca desacreditar e enfraquecer o processo eleitoral visa tirar das mãos do povo justamente a sua liberdade e autonomia para decidir os rumos do seu país, estado ou município. 

Conclamamos todos aqueles, assim como nós da Direção da FETESSESC e suas entidades filiadas espalhadas por todo o território catarinense, que defendem a DEMOCRACIA como condição necessária mínima para garantir a expressão da vontade popular, para continuarem firme na luta para exigir o cumprimento integral do pacto da Constituição de 1988.

O autoritarismo precisa continuar como parte do passado, nenhum passo para trás. A democracia é o princípio, é o caminho, é a possibilidade de construção coletiva. 

Florianópolis, 02/08/2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *