SITE FETESSESC CERTO (4)

Postado em 24 de março de 2023 Por Em Sem categoria E 443 Views

Assembleia Legislativa aprova novos valores do Piso Salarial Estadual

No dia 22 de março de 2023 foram aprovados, na Assembleia Legislativa, os novos valores das quatro faixas do Piso Salarial Estadual. A FETESSESC esteve presente na casa legislativa para acompanhar a votação do Projeto de Lei Complementar 06/2023 que implementa o Piso. A lei deve ser sancionada pelo governo do Estado nos próximos dias e a sua vigência é retroativa a 1º de janeiro de 2023.

A votação do Piso chegou a ficar ameaçada devido à dificuldade de quórum, já que no dia seguinte seria feriado municipal em celebração ao aniversário de Florianópolis e muitos parlamentares não compareceram ao plenário. Porém, não houve voto contrário, o que garantiu a sua aprovação e a comemoração pelas dezenas de dirigentes sindicais que acompanharam a tramitação desde a manhã, quando houve a votação na Comissão de Finanças, e à tarde, na Comissão de Trabalho, ambas com o voto favorável unânime dos deputados.

O Coordenador da comissão de trabalhadores, o diretor sindical do Dieese/SC e da Fecesc, Ivo Castanheira avaliou como tranquila a tramitação do Projeto de Lei na Alesc. “Este ano, apesar de um número grande de deputados eleitos pela primeira vez, teve a tramitação aprovada em todas as comissões, por unanimidade, tendo em vista a importância do projeto”. Castanheira lembra que, antes das votações, os dirigentes sindicais percorreram os gabinetes de todos os deputados e entregaram o livro “Piso Salarial Estadual – Uma Luta para não esquecer”, lançado em 2022 e que conta toda a história da luta pela conquista do Piso Estadual, “servindo até como uma referência pedagógica para os deputados”. A FETESSESC esteve presente nos diálogos realizados com os deputados estaduais catarinense.

Neste ano o Piso obteve reajuste médio de 7,43%. Para os trabalhadores da saúde catarinenses, a faixa salarial passou de R$ 1.621,00 para R$ 1.740,00.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *