A Fetessesc participou do I Encontro Sindical de Negros e Negras da Enfermagem Brasileira, realizado entre os dias 25 e 26 de julho em Recife, Pernambuco. Representando o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Valdirlei Castagna, Tatiane de Castro, presidente em exercício da Fetessesc, esteve presente na mesa de abertura do evento. O encontro foi organizado pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).
Este evento marcou um passo essencial no reconhecimento e valorização dos profissionais negros na enfermagem, que compõem 53% da categoria. Infelizmente, esses profissionais, majoritariamente em cargos de nível médio, enfrentam condições de trabalho precarizadas e remuneração inferior em comparação a outros grupos.
O objetivo do encontro foi promover a discussão sobre a representatividade e as condições laborais dos profissionais negros na enfermagem. Foi uma oportunidade única para destacar a contribuição inestimável dos profissionais negros para a saúde do Brasil e buscar melhorias nas condições de trabalho e remuneração desses profissionais.
“É uma honra participar do I Encontro Sindical de Negros e Negras da Enfermagem Brasileira, um evento de extrema importância para a nossa categoria. Representar o presidente da CNTS, Valdirlei Castagna, na mesa de abertura deste encontro, reforça nosso compromisso com a valorização e o reconhecimento dos profissionais negros na enfermagem. Este evento nos proporciona uma plataforma para unir forças, discutir desafios e buscar soluções que garantam a dignidade e a equidade para todos os profissionais da enfermagem.”, disse a presidente em exercício da Fetessesc, Tatiane de Castro.