rede-vida-no-trabalho

Postado em 5 de fevereiro de 2015 Por Em Florianópolis, Notícias E 1833 Views

Fetessesc assina compromisso com a Rede Vida no Trabalho, em Florianópolis

O compromisso da Rede é contribuir na redução dos acidentes de trabalho a partir de ações integradas em saúde e segurança no trabalho

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fetessesc) assinou o termo de compromisso com a Rede Vida no Trabalho, criada pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério Público do Trabalho na quarta-feira (28/01), em Florianópolis.

Segundo dados apresentados durante o evento, 40% dos atendimentos de acidentes em emergências hospitalares e UPAs na capital catarinense são relativos a acidentes de trabalho. Por isso, o compromisso da Rede é contribuir na redução dos acidentes de trabalho a partir de ações integradas em saúde e segurança no trabalho, tanto na melhoria das informações deste quadro como articulando ações de promoção e prevenção, na busca de um trabalho seguro, saudável, humanizado e digno.

Estiveram presentes no lançamento da Rede a diretora de formação da Federação, Tatiane de Castro, e o tesoureiro da entidade, José Carlos dos Santos. Segundo Santos, a iniciativa está alinhada às prioridades da Fetessesc. “Há muitos anos, a federação participa ativamente de projetos relacionados à prevenção de acidentes de trabalho e pela saúde do trabalhador. Em 2013, por exemplo, o eixo do nosso Encontro Estadual foi a NR32, norma que estabelece medidas de proteção à saúde e à seguranças dos trabalhadores da saúde. Além disso, investimos regularmente em formação para a categoria sobre o tema. Por isso, essa iniciativa será importante para seguirmos com esse trabalho aqui em Florianópolis”, afirma o tesoureiro.

Ações concretas previstas

Na prática, o projeto pretende reunir entidades, direta ou indiretamente ligadas ao tema, com o objetivo de educar e conscientizar tanto trabalhadores quanto empregadores sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho. Além da divulgação dos resultados de pesquisas, as ações da rede devem motivar alternativas para ações e campanhas de conscientização.

“A criação da Rede Vida no Trabalho representa um grande avanço na solução para o grande problema de Florianópolis e Santa Catarina, cujos números relacionados a acidentes e doenças no trabalho destoam da média nacional”, afirmou a procuradora do Trabalho, Márcia Aliaga.

Outras 34 entidades também firmaram compromisso com a organização. São elas: Coordenadoria Estadual de Urgência e Emergência, Aflodef, Amatra, Anvisa, Acamt, ABO, CIT, Conselho Regional de Odontologia, Conselho Regional de Psicologia, Coren, Corpo de Bombeiros, CUT, Conselho Regional dos Técnicos de Radiologia, Fetigesc, Fetessesc, Fiesc, Força Sindical, Fundacentro,Gerência Estadual de Saúde do Trabalhador, INSS, Guarda Municipal, Siass, Ministério da Saúde, Ministério Público do Trabalho, Nova Central Sindical de Trabalhadores, Via Ciclo, Polícia Civil, Sindicato dos Odontologistas de Santa Catarina, Sinduscon e Sintrapetro.

| Escrito pela assessoria de comunicação da Fetessesc, com informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *