capa facebook

Postado em 19 de abril de 2018 Por Em Brasil, Destaque, noticias, Notícias, Santa Catarina E 983 Views

+ SUS Por Favor – Campanha da Fetessesc em defesa do SUS

Em meio a ataques a saúde pública brasileira, a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina lança a Campanha informativa + SUS Por Favor para alertar os trabalhadores e a população sobre os ataques à saúde pública e consolidar por meio de informações a importância do nosso Sistema Único de Saúde.

Nas esferas Federal e Estadual a saúde pública vem sendo tratada de uma só forma: com descaso. Esse tratamento não é por acaso, ele atende a um projeto de país formulado por Temer, políticos aliados a ele e empresários, um projeto que retira dos brasileiros direitos essenciais garantidos na constituição, como os direitos ao acesso a educação e saúde pública de qualidade. Esse projeto de país foi lançado nos primeiros meses do atual governo com o nome: A ponte para o futuro. Documento que já trazia como proposta um novo modelo de financiamento para a Educação e a Saúde Pública brasileira.

Nado sincronizado nas políticas públicas 

Em nado sincronizado e na modalidade de equipe, governantes de todo o Brasil que compactuam com A ponte para o futuro vêm aprovando projetos que indicam a privatização da saúde e da educação, retiram direitos dos trabalhadores e deslocam do dever do estado a manutenção de serviços públicos. A primeira braçada foi dada em Brasília, no ano de 2016 com a aprovação no Congresso Nacional da Emenda Constitucional 95, que prevê o congelamento dos gastos públicos por 20 anos e inviabiliza os princípios da acessibilidade, universalidade e integralidade do SUS e compromete a promoção de educação de qualidade no Brasil.

Os governantes de Santa Catarina, seguiram a pé de letra o plano elaborado em Brasília. Desde de 2016 a saúde e a educação pública vêm sendo atacadas por seus representantes. Raimundo Colombo, que foi governador de Santa Catarina até abril de 2018,  propôs e sancionou, em novembro de 2017,  um projeto de lei que congelou o investimento no serviço público por dois anos.  O que limita as contratações de pessoal e obriga setores como Saúde, Educação e Segurança reduzirem o ritmo de aplicação de recursos.  

Gean Loureiro, prefeito pelo MDB em Florianópolis também acompanhou os movimentos dos seus aliados políticos. Logo no começo de sua gestão, em 2017, aprovou uma série de projetos na Câmara dos Vereadores que institui, por exemplo, o trabalho voluntário na administração pública e um programa de parceira público-privada do município. Neste mês, abril de 2018, o prefeito apresentou um projeto na Câmara que prevê a implantação de Organizações Sociais no controle de serviços públicos na capital, o projeto está tramitando em caráter de urgência na casa legislativa. Em resposta, o Sintrasem realizou assembleia com os servidores públicos municipais de Florianópolis no dia 11 de abril. Os trabalhadores decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. 

Hoje, trabalhadores e população de Criciúma e região sofrem com a má gestão dos hospitais que são administrados por Organizações Sociais. O SindiSaúde da região realiza junto aos trabalhadores diversas mobilizações e  greves para garantir direitos mínimos aos trabalhadores, como a remuneração sem atraso e pagamento de 13º. Essa situação ocorre por todo o estado. 

É hora de defender o SUS

A população não só assiste esse desmonte do serviço público, como também já sente na pele suas consequências.  A Fetessesc, seus sindicatos vinculados, já avaliam as ações dos atuais governantes como catastróficas para os trabalhadores e para a qualidade do atendimento à população, e estão na luta para barrar os sucessivos atos de viabilização do desmonte do nosso Sistema Único de Saúde. Por isso chamam população, trabalhadores da saúde, movimentos populares e outras entidades sindicais para a luta em defesa do SUS! 

Acompanhe nossos conteúdos no Facebook, Youtube e aqui no site e compartilhe! 

 Vídeo 1 - O SUS está presente em vários momentos do seu dia

Campanha +SUS por favor – O SUS está presente em vários momentos do seu dia

⚠Não são de hoje os ataques que o nosso Sistema Único de Saúde brasileiro vem sofrendo. ➡A Emenda Constitucional 95, aprovada pelo Congresso Nacional em 2016, ao estipular o congelamento dos gastos públicos por 20 anos, foi a primeira ação para garantir o desmonte do SUS.

Vídeo 2 - O SUS está presente em vários momentos do seu dia

Vídeo 2 – Campanha +SUS por favor – O SUS está presente em vários momentos do seu dia

⚠Não são de hoje os ataques que o nosso Sistema Único de Saúde brasileiro vem sofrendo. ➡A Emenda Constitucional 95, aprovada pelo Congresso Nacional em 2016, ao estipular o congelamento dos gastos públicos por 20 anos, foi a primeira ação para garantir o desmonte do SUS.

Vídeo 3 -  O SUS está presente em vários momentos do seu dia

 https://youtu.be/QegD3pXGpHc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *