capa fetessesc

Postado em 19 de setembro de 2018 Por Em Destaque, Notícias, Santa Catarina E 102 Views

No ano em que completa 40 anos a Fetessesc realiza seu XXVII Encontro Estadual de dirigentes sindicais e trabalhadores do estado

Ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro, em Florianópolis, o XXVII Encontro Estadual de dirigentes sindicais e trabalhadores do estado. A realização do Encontro é uma ação histórica da Fetessesc e tem como finalidade de proporcionar trocas de experiências e o fortalecimento dos sindicatos do estado. A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde é uma entidade parceira na realização do Encontro.

Participaram da mesa de abertura do XXVII Encontro Estadual o presidente da Federação dos Trabalhadores de Santa Catarina, Cleber Ricardo Cândido da Silva, o presidente da Federação dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul, Milton Francisco Kempfer, o diretor de assuntos financeiros da CNTS Adair Vassoler e a presidente da CUT Santa Catarina, Anna Julia Rodrigues. Neste primeiro debate os representantes das entidades presentes puderam compartilhar de que forma estão atuando contra os ataques ao movimento sindical, para assim continuar garantindo a conquista dos direitos dos trabalhadores.

A partir dos temas abordados no evento os participantes puderam debater sobre gestão sindical, direito coletivo do trabalho, responsabilidade do dirigente sindical e financiamento do movimento sindical. A consultora jurídica da CNTS, Zilmara Alencar, destacou a importância do planejamento estratégico para a organização sindical. Para a advogada as entidades sindicais devem realizar pesquisas que mostrem a realidade social dos trabalhadores da saúde. “É preciso conhecer quais são os reais interesses da categoria. E para isso a pesquisa nos locais do trabalho é um método essencial de aproximação com as pautas dos trabalhadores”, explicou Zilmara Alencar. O diretor técnico do DIEESE Dr. Clemente Ganz Lúcio ministrou a palestra Financiamento das Organizações Sindicais, o palestrante chamou atenção para as mudanças que a tecnologia e o mercado financeiro estão impondo ao mercado de trabalho. De acordo com Clemente Ganz Lúcio a organização sindical também será afetada nesse processo.

No segundo dia de debate, os dirigentes sindicais de Chapecó, Concórdia, Caçador, Tubarão, Criciúma, Itajaí e Joaçaba realizaram um essencial debate sobre a garantia de representação dos trabalhadores em um momento em que os ataques aos direitos trabalhistas têm atingido o pilar da estrutura sindical. Para o sindicalista Jânio Silva o Encontro Estadual cumpriu novamente seu essencial papel em Santa Catarina, e ressaltou a participação de trabalhadores que estão iniciando na luta sindical. “A troca de experiências ocorre não só entre os sindicatos, que trazem de suas regiões importantes vivências de atuação sindical, mas também ocorre entre as gerações dos dirigentes sindicais que contribuem uma com a outra”, explica Jânio Silva.

O presidente da Fetessesc, Cleber Ricardo Cândido da Silva, destacou a importância do debate de ideias entre os dirigentes sindicais. “Mais uma vez o XXVII Encontro Estadual se mostra necessário para a nossa caminhada de luta, pois é nesse debate de ideias diferentes que estamos construindo uma defesa ao trabalhador ainda mais resistente perante as retiradas de direitos dos trabalhadores”, declarou Cleber Cândido.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *