cqapa tubarao

Postado em 15 de dezembro de 2020 Por Em Sem categoria E 759 Views

Sindicato dos trabalhadores da saúde de Tubarão e região rebate nota que chama a luta dos trabalhadores de oportunista

Em resposta à mobilização de mais de 300 trabalhadores da saúde do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão, que ocorreu no dia 8 de dezembro, por valorização salarial, a instituição de saúde emitiu uma nota no Portal Engeplus afirmando que é oportunismo a luta pelo reajuste salarial.
Trecho da nota da administração do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão: “A questão do reajuste salarial na região de Tubarão para os profissionais da Saúde já foi tratada na negociação da convenção coletiva no início do ano e houve consenso entre as partes. Sendo assim, incita oportunismo trazer à tona este assunto fora de época, em um momento tão crítico para o sistema de saúde como um todo”. 
Em resposta, o Sindicato dos Trabalhadores afirma que a negociação coletiva de trabalho que ocorreu no início de ano foi anterior à pandemia de coronavírus, e não previu o desgaste do trabalhadores da saúde na linha de frente ao enfrentamento da doença.  “De fato, houve uma Negociação Coletiva de Trabalho (entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato das empresas) realizada no início do ano. Contudo, não tínhamos ideia da dimensão e gravidade do viria a ser a pandemia por Covid-19, nem dos vultosos recursos que a empresa paulista receberia. Aquela negociação já foi muito difícil, com o posicionamento do sindicato patronal de somente a repor a inflação e de forma parcelada, sempre com o mesmo discurso de crise no sistema de saúde, com os trabalhadores sempre pagando essa “conta”, ou seja, com sua mão de obra barata e desvalorizada. Conseguimos literalmente “arrancar” um pequeno abono de pagamento único no valor de R$60,00. Agora, com enormes valores recebidos pela instituição paulista em razão do Covid-19, os trabalhadores entendem que eles, que são a porta de entrada, que arriscam suas próprias vidas para salvar outras, que atendem os pacientes de Covid-19 de “peito aberto”, devam ser valorizados, o dinheiro não deve ir apenas para os cofres da empresa paulista”.
Para a presidente do Sindicato de Tubarão, Denise Matos de Freitas, a luta por melhores condições de trabalho e valorização salarial é contínua visto que apesar dos esforços nas negociações por reajustes dignos, os trabalhadores da saúde são continuamente desvalorizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *