SITE FETESSESC CERTO

Postado em 27 de janeiro de 2023 Por Em noticias, Santa Catarina, Sem categoria E 408 Views

FETESSESC participa da segunda rodada de negociação do reajuste do Piso Salarial Estadual

Na tarde desta quinta-feira (26/01), a FETESSESC, centrais sindicais e outras entidades representativas dos trabalhadores catarinenses estiveram reunidos com a Federação patronal para a negociação de reajuste do Piso Salarial Estadual de 2023. A diretora da FETESSESC e do DIEESE-SC, Tatiane de Castro, esteve presente na mesa de negociação que ocorreu na sede da Fiesc, em Florianópolis.

A comissão de trabalhadores reivindica 5% de ganho real, ou seja, um reajuste total de 11,13%. Os patrões se limitaram a propor reposição das quatro faixas do Piso de acordo com o INPC dos últimos 12 meses, 5,93%. Um percentual bem abaixo do que o defendido pelas entidades sindicais. Por isso, a reunião foi finalizada sem que houvesse um acordo. Uma nova rodada de negociação irá ocorrer no dia 9 de fevereiro.

Para os representantes das federações, sindicatos dos trabalhadores e Dieese é necessário negociar a partir do reajuste obtido pelo Salário Mínimo Nacional, mais a possibilidade anunciada pelo governo Lula, de um novo reajuste em 1º de maio, quando se comemora o Dia Internacional do Trabalhador.

O diretor sindical do Dieese e coordenador da mesa de negociação, Ivo Castanheira, reforça que a proposta patronal precisa melhorar. “O índice de reajuste do Salário Mínimo, hoje, já está em 7,43%, e possivelmente em maio chegará a 9%. Em hipótese alguma é possível fechar o acordo do Piso Estadual pelo INPC. Nunca negociamos abaixo do índice do salário mínimo, sempre teve um aumento real, esperamos que o patronal reflita e venha com outra proposta”, insiste o dirigente. Já o economista José Álvaro Cardoso avalia que as partes chegarão a um acordo, até pela experiência adquirida pelo grupo nestes 13 anos de negociações: “Acredito que chegaremos a um denominador comum”, resume.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *