novembro azul

Postado em 10 de novembro de 2023 Por Em Brasil, Destaque, noticias E 244 Views

Novembro azul: se cuidar uma luta é de todos

No mês de novembro a FETESSESC se une a campanha Novembro Azul para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Acompanhe as postagens da Federação no Facebook.

De acordo com especialistas, o Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima que, para o triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil. O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com 71.730 mil casos novos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens.

A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). Os especialistas comentam que o exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Mas ressaltam que é importante que o médico observe, mesmo com os níveis elevados do PSA, a existência de outras condições benignas na próstata.

Informações: Gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *