capa post encontro

Postado em 22 de setembro de 2016 Por Em Brasil, Criciúma, Destaque, Florianópolis, Notícias, Santa Catarina E 1103 Views

Fetessesc realiza XXV Encontro Estadual de Dirigentes Sindicais em Santa Catarina

Além de ser um representante do trabalhador, o dirigente sindical também possui o contato mais próximo com a base da categoria, e por isso é quem informa e esclarece dúvidas sobre os direitos trabalhistas. Muitas vezes os dirigentes são procurados para reponsder perguntas como: Tenho o direito a um descanso de 15 minutos antes do início da hora-extra? E se eu estiver em contrato de experiência, e sofre um acidente de trabalho, tenho o direito a garantia de manter o meu emprego? *

Para auxiliar os dirigentes sindicais da área da saúde a responder dúvidas como as a cima e debater  criticamente o papel dos sindicatos na atual conjuntura foi realizado em Criciúma o XXV Encontro Estadual de Dirigentes Sindicais Trabalhadores em Saúde do Estado de Santa Catarina, nos dias 14, 15 e 16 setembro. Cerca de 80 dirigentes participaram do evento que ocorreu na sede do SindiSaúde de Criciúma e Região.

A mesa de abertura contou com a presença do presidente da Federação (FETESSESC), Cleber Ricardo Cândido, do representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) e da Federação dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Sul, Emerson Pacheco, da secretária da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina(CUT-SC), Sueli Silvia, do dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) e diretor da FETESSESC, Adair Vassoler e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Julio Zavadil.

No primeiro dia, os palestrantes comentaram a atual conjuntura política brasileira, e destacaram a importância da formação dos dirigentes sindicais para este momento em que o governo federal indica possíveis mudanças nas leis trabalhistas.  Para o representante da CNTS, Adair Vassoler, o evento “deve servir de ferramenta para os dirigentes”.

Nos dias 15 e 16 os palestrantes Ivan Bittencourt, Zilmara Alencar e Clélia Mara Fontanella Silveira abordaram temas como aposentadoria especial, direito sindical, financiamento sindical e violência contra a mulher.

A FETESSESC avalia que o XXV Encontro Estadual de Dirigentes Sindicais Trabalhadores em Saúde do Estado de Santa Catarina ofereceu aos participantes conteúdos importantes para o dia-a-dia do trabalhador na luta pela defesa de seus direitos e conquistas, como também indicou de que forma os dirigentes sindicais podem atuar juntamente aos trabalhadores perante a constante ameaça as leis trabalhistas. 

*Respostas

Tenho o direito a um descanso de 15 minutos antes do início da hora-extra?

Resposta: De acordo com o Capítulo 3 da CLT que aborda a proteção do trabalho da mulher, em caso de prorrogação do horário normal de trabalho, o descanso de 15 minutos é obrigatório somente para as mulheres.

Se eu estiver em contrato de experiência, e sofre um acidente de trabalho, tenho o direito a garantia de manter o meu emprego?

Resposta: Sim. O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado tem a garantia provisória de emprego se sofre um acidente de trabalho.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *