Banner site mulheres

Postado em 12 de dezembro de 2023 Por Em Brasil, Destaque, noticias, Santa Catarina E 110 Views

45 anos FETESSESC: mulheres são protagonistas na história da Federação

No Brasil, a maioria dos profissionais em exercício na área da saúde são mulheres. Um levantamento feito pelo pelo IBGE revelou que 73% dos funcionários que trabalham na área hospitalar são do gênero feminino.

A FETESSESC tem orgulho de representar os trabalhadores da saúde por meio de uma diretoria que possui 50% de participação feminina, são 14 mulheres de luta. Histórias de luta sindical como a da presidente da Federação, Maria Salete Cross, mostram a representatividade feminina na entidade.
No estado catarinense as mulheres são lideranças. Em algumas regiões os sindicatos da área da saúde possuem presidentes mulheres, como: Antônia Fátima Gab (Sindicato de Joaçaba), Eliane Sôster De Carli (Sindicato de Concórdia), Elenara Maciel (Sindicato de Caçador) e Denise de Matos (Sindicato de Tubarão).

Nos dias de hoje as mulheres sindicais também contam histórias de resistência no combate às más condições de trabalho e na luta por pautas que valorizem a categoria e assumem o protagonismo na luta. Os dados do DIEESE mostram que no setor da saúde, educação e serviços sociais as mulheres também são a maioria de sindicalizados no Brasil. Dados de 2009 exibem que enquanto os homens são 23,9% dos sindicalizados, as mulheres são 76,1%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *