hospital-sao-jose-criciuma

Postado em 24 de julho de 2014 Por Em Criciúma, Notícias E 3813 Views

Sindisaúde Criciúma cobra na justiça periculosidade para trabalhadores dos hospitais

Preocupado com a saúde dos trabalhadores dos hospitais São José, Santa Catarina, São João Batista, Unimed de Criciúma e o Hospital Regional de Araranguá, no sul do estado, o  Sindisaúde Criciúma protocolou diversas ações na justiça do trabalho solicitando proteção, prevenção e o adicional de periculosidade aos profissionais que são expostos à radiação ionizante nestas instituições.

Segundo o advogado do sindicato, Ivan Bittencourt, a entidade entende que os profissionais de enfermagem, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, higienizadores, fisioterapeutas e demais trabalhadores destas instituições que estão expostos à radiação ionizante na execução de procedimentos como raio x, tomografia, radioterapia, entre outros devam receber adicional de periculosidade.

“A exposição ocorre especialmente quando estes profissionais atendem pacientes em estado grave, com trauma  e sangramento, por necessitarem permanecer na sala de procedimento, ou até mesmo no leito, durante o exame”, pontua Ivan.

Conforme ele, em algumas ocasiões os profissionais permanecem no quarto medicando outro paciente ou, como nos casos da UTI, Pronto Socorro e Centro Cirúrgico em que não é possível sair da sala para a realização do exame, muitas vezes, para se proteger, necessitam se posicionar atrás de alguma parede ou pilar, sem  nenhuma vedação contra a radiação emitida.

Reitera ainda  que não existem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) suficientes para todos os trabalhadores. ” E os poucos EPIs disponíveis protegem apenas parte do corpo, deixando braços, pernas e cabeça em exposição permanente”, completa.

Nesse sentido, observa o advogado, o sindicato solicita que a justiça obrigue as empresas a instalar equipamentos de proteção coletiva, nos setores que necessitam realizar exame com radiação ionizante, forneça equipamentos de proteção individual aos trabalhadores expostos à radiação e  adote medidas preventivas e treinamento para a segurança desses trabalhadores.

| Escrito por Maristela Benedet –  assessora de imprensa do Sindisaúde Criciúma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *